Acordo entre os donos dos pontos de acesso da rede Unimos
1. Livre-trânsito:
- O dono do ponto de acesso concorda em possibilitar o livre-trânsito de dados da rede Unimos através do seu equipamento.
- O dono do ponto de acesso concorda em não modificar ou interferir com os dados da rede Unimos conforme eles vão atravessando o seu equipamento.
2. Comunicação aberta:
- O dono do ponto de acesso concorda em publicar toda a informação necessária para que possa haver interligação com outros sistemas da rede Unimos.
- Esta informação será publicada ao abrigo de uma licença livre.
- O dono do ponto de acesso concorda em ser contactável e indicará pelo menos um endereço de email como forma de contacto.
3. Sem garantia:
- Não existe garantia de qualquer nível ou qualidade de serviço
- A rede Unimos, e os serviços que ela possibilita são apresentados tal como forem, sem qualquer garantia de qualquer tipo.
- Qualquer serviço pode apresentar deteriorações ou mesmo deixar de existir a qualquer altura e sem qualquer pré-aviso.
4. Termos de utilização:
- O dono do ponto de acesso tem direito a formular 'termos de utilização' dos recursos que cede à rede Unimos.
- Estes termos podem ou não conter informação sobre serviços adicionais que o ponto de acesso ofereça (além do acesso básico à rede).
- O dono do ponto de acesso é livre de formular estes termos de utilização, desde que estes nunca contradigam os pontos 1 a 3 deste acordo.
Definição de termos
- Trânsito: trânsito é a troca de dados que entram, saem ou atravessam uma rede
- Livre trânsito: livre-trânsito significa que o dono do ponto de acesso não cobrará nada pelo trânsito de dados através do seu equipamento, nem modificará estes mesmos dados.
- Rede livre: uma rede livre é a soma de todos os equipamentos e recursos (hardware e software) que tenham sido disponibilizados pelos donos dos pontos de acesso, e que em conjunto formam a própria rede.
- O serviço: o serviço consiste no livre trânsito de dados e em quaisquer serviços adicionais que utilizem este livre-trânsito.
- Serviços adicionais: nos termos do acordo, um serviço adicional é qualquer um que assente sobre a premissa da rede livre e do seu livre-trânsito. por exemplo, um servidor de DHCP que atribua automaticamente endereços IP a equipamentos que se liguem a um ponto de acesso é um serviço adicional, tais como o são um servidor web ou uma câmara IP.