Hardware para ligação à Unimos

Para participar na rede Unimos precisa de um router wireless permanentemente ligado pois irá servir de ligação e ponto de passagem a outros routers.

Setup Recomendado

Uma ligação à rede Unimos consiste na instalação de um router que servirá de apoio ao encaminhamento do tráfego da rede, apoiado por um ou vários pontos de acesso disponíveis para os utilizadores (hotspots).

Em caso de dúvida sobre o equipamento a utilizar, não hesite em contactar-nos.

Routers

Utilizamos equipamentos compactos para o exterior. As placas e rádios que usamos são de baixo custo e suportados por sistemas operativos livres como o OpenWRT. A existência de uma rede aberta como a Unimos só é possível graças às comunidades de software livre.

hotspots

Para a generalidade dos hotspots, em que não se espera mais de uma dezena de clientes simultâneos, os requisitos em termos de máquina são mais reduzidos. Como mínimos indicamos:

  • 4MB Flash (se pensarmos em correr OpenWRT no equipamento)
  • 16MB RAM

A maioria dos routers wireless no mercado têm características iguais ou superiores a estas.

5bone

Ao ligar ao 5Bone conseguem-se ligações estáveis e directas ao núcleo de encaminhamento da rede. É necessário verificar antecipadamente que se encontra num ponto geográfico onde tal seja possível. Após a confirmação inicial, será necessário um equipamento 802.11a.

Estações

A lista seguinte indica equipamentos testados. A maioria destes equipamentos encontra-se actualmente em produção:

Routers diversos

Outros routers

Rádios

Diversos

Print/export
QR Code
QR Code hardware (generated for current page)